O que é avaliação neuropsicológica infantil e como ela funciona?
A avaliação neuropsicológica infantil é um processo de avaliação e investigação
das funções cognitivas, emocionais e comportamentais de uma criança, com
foco nas relações entre o funcionamento cognitivo e o comportamento
observado. Utilizada para identificar a presença de alterações e potencialidades
cognitivas. Possibilitando o rastreamento de transtorno da atenção e
hiperatividade (TDAH), problemas emocionais (depressão, ansiedade..), autismo,
transtorno da aprendizagem, altas habilidades, entre outros.
A avaliação neuropsicológica infantil envolve várias etapas,
que podem incluir:
1. Entrevista inicial: Entrevista com os pais ou responsáveis pela criança, a fim
de obter informações sobre o histórico de desenvolvimento, saúde,
comportamento e desempenho acadêmico da criança.
2. Observação direta: Durante avaliação, observa-se diretamente a criança em
diferentes situações, como jogos, tarefas cognitivas e interações sociais.
3. Testes padronizados: São aplicados testes neuropsicológicos padronizados e
validados, que avaliam habilidades cognitivas específicas, como atenção,
memória, linguagem, funções executivas, habilidades visuoconstrutivas, entre
outras.
4.Avaliação do desenvolvimento: Avaliação do desenvolvimento motor,
linguagem e socioemocional da criança, dependendo das preocupações
específicas levantadas durante a avaliação.
5. Observação da interação familiar: Observações e entrevistas com os pais
e/ou outros membros da família para entender o contexto familiar e o impacto
das interações familiares no desenvolvimento da criança.
6. Análise e interpretação dos resultados: Com base nos dados coletados,
análise e interpretação dos resultados, identificando as forças e dificuldades da
criança.
Para quem?
Realizo avaliações neuropsicológicas com crianças desde os 2 anos de idade até 16 anos e 11 meses. As avaliações são
ferramentas essenciais para rastreio de autismo, TDAH,
transtornos da aprendizagem, dificuldades e potencialidades.
Por que?
Seu filho vem apresentando dificuldades de comportamento?
Baixa interação social com crianças? Queda ou pouco
rendimento escolar? Rendimento escolar acima do esperado,
aparentando altas habilidades? É importante compreender
que questões psicológicas podem estar contribuindo com
esses comportamentos para que você possa oferecer o
melhor suporte e bem-estar
Como?
O processo de avaliação visa identificar o perfil
Neuropsicológico do paciente, através de investigação do
funcionamento da memória, processos atencionais, cognição
e linguagem. A avaliação dura normalmente de 3 a 5 encontros
de 2 horas, de maneira presencial. É um processo minucioso,
específico, que visa às necessidades do avaliando, para além do
simples diagnóstico neuropsicológico. Antes de iniciar o
atendimento das crianças, realizo um atendimento com os pais
e quando necessário com a escolas e instituições de
acompanhamento, durante o processo de avaliação da criança
os pais e instituições de acompanhamento podem ser
solicitadas novamente de modo a proporcionar uma melhor
pesquisa. Ao final, entrego um laudo amplo, completo, para que
pais e responsáveis possam dar o melhor encaminhamento e
para que as crianças possam atingir seu melhor potencial.
Quanto?
A depender da necessidade, atendo de maneira particular e
realizo o orçamento da avaliação.
Contato
Psicóloga Thalita Machado
CRP 08\23700
(41) 99990-8899
Alameda Princesa Izabel, 835 – Bigorrilho, Curitiba – PR, 80020-120